quinta-feira, 4 de agosto de 2011

REFLEXÃO SOBRE A TELECONFERÊNCIA COM A UFRGS

      Nossa encontro de formação dos professores na escola osvaldo aranha, coordenado pela professora Eveline do NTE ,na noite do dia 3 de julho, teve a participação dos professores da escola , Elaine coordenadora do NTE e maristela, bem como também a professora Nelci da 36 CRE ,setor pedagógico. No encontro tivemos a  videoconferência sobre Projetos de Aprendizagem ,mediado pela professora Rosália,e particapação do Bruno e Maria Ines. O momento desse evento  proporcionou-nos através das falas dos professores do projeto UCA da UFGRS um desafio pedagógico inovador através de Projetos de Aprendizagem. A professora Rosália  foi muito dinâmica e objetiva em sua fala, que nos explanou significativamente sobre o tema proposto e permitiu a intervenção dos professores com seus questionamentos e dúvidas em relação aos projetos de aprendizagem.
      Eu desejo fazer minha  reflexão em relação  aos projetos de aprendizagem, que também é um questionamento meu se estou ou não compreendendo o teor do mesmo .
      Reunir todos professores desde o pré a oitava série, e discutirmos de forma objetiva aspectos teóricos -práticos que possibilitem desencadearmos os projetos. Elencarmos alguns tópicos, de como a criança e o adolescente aprendem  determinados  saberes  ,o que pode e não ser comum entre  as séries em todas áreas de conhecimento. Posteriormente, planejarmos as ações que poderemos desenvolver com os alunos a fim de que eles nos façam os questionamentos sobre o objeto do conhecimento que lhes interessa  aprenderem .Fazer todo esse levantamento e organizarmos os grupos por interesses afins,e posteriormente planejarmos as atividades que poderão serem trabalhadas com os diferentes grupos. Podendo em primeiro momento  iniciar com a diversidade com os alunos  das séries iniciais e finais separadamente, trabalhando através dos projetos de aprendizagem.
      Como coordenadora do projeto de música,e profe ,atuo com alunos de todas séries. Eles aprendem  a teoria e prática independente da série em que estão. O que interfere não é a série em que o aluno está e sim o interesse que ele tem no aprender.E nesse aprender junto, eu como profe demonstrando e desafiando, alguns aprendem mais rápido outros são mais e até bem lentos, e estes são auxiliados por aqueles alunos que conseguem aprender  com maior rapidez. Na música , que  envolve todas  áreas de conhecimento, mas que todos buscam tocar um instrumento musical de forma harmoniosa, cada qual no seu tempo , exemplifico umaárea de conhecimento muito usada na aprendizagem, a matemática.os tempos da partitura musical nas diferentes notas musicais.Envolve as operações, frações, equações .Uns alunos preferem instrumentos de sopros,outros de cordas, e outros de percussão. Mas que no decorrer do aprender  se unem em conjunto e fazem soar os instrumentos  através de músicas. Eu relatei minha experiência de aprendizagem musical, embora eu não disponho tempo suficiente pela função que exerço de diretora de trabalhar e explorar mais todos os saberes possíveis.
     Por essa razão eu acredito  sim que não só é possível inovar,mas  é necessário. É necessário sim, muito estudo, muita discussão,muitas perguntas e esclarecimentos por parte dos profes da UFRGS.
     Minha pergunta é: Estou perto do caminho pra trabalharmos por projetos de aprendizagem??????????
                                                  ijuí, 04 de julho de 2011.   diretora  ivone iris glitz

Nenhum comentário:

Postar um comentário